Cachorro não é gente!

Muitas pessoas tendem a tratar os cães como seres humanos. Apesar de serem animais com características de verdadeiros companheiros, precisamos nos lembrar que eles não são seres humanos, e diversos comportamentos devem ser evitados, justamente para que possamos promover o bem-estar deles.

Um dos comportamentos mais perigosos dos donos que pensam que os animais são humanos é o de dar comida a eles. Infelizmente, diversos alimentos podem ser prejudiciais aos cães, principalmente os doces, que podem causar até convulsões e arritmias cardíacas.

Entre donos que associam o comportamento canino ao de humanos, ocorre um erro comum de fazer carinho no cão que tem medo de rojões, fogos e outros barulhos estridentes. Quando seu cão ficar com medo, ele deve ser levado a um lugar tranquilo, mas nunca receber carinho, pois isso pode reforçar a ideia de que ele deve temer a situação.

Outra atitude que deveria ser mais comum entre os donos de cães é o ato de não fazer festa ao chegar em casa. É natural que os donos fiquem felizes ao chegar em casa e ver seus cachorros, e também comum que eles queiram se despedir antes de sair para trabalhar, por exemplo. No entanto, em caso de cães muito estressados e ansiosos, isso só reforça no animal o medo de ficar sozinho e longe do dono. O ideal é não dar atenção ao animal nos minutos antes de sair e no instante da chegada.

É sempre importante compreender que os cães são seres muito especiais, mas ainda assim, diferentes dos humanos.