Conheça cinco motivos para seu cão fazer Agility

O esporte mais famoso para cães pode fazer você e seu cão muito felizes!

Você conhece o Agility? É um esporte feito para cães, e se assemelha bastante ao hipismo. Ele consiste basicamente em um circuito de corrida com obstáculos que os cães devem fazer. Ganham os pets que fizerem o percurso no menor tempo e com menos falhas – deixar cair a barra, por exemplo, não é nada bom, e qualquer falha na ordem dos obstáculos faz com que a dupla de cão e humano seja desclassificada da etapa.

Aos que ainda não conhecem o esporte, é importante compreender que se trata de uma atividade baseada no relacionamento entre o cão e seu dono. Antes de iniciar a prática, o cachorro precisa ter aprendido pelo menos os comandos básicos de adestramento, o que aumenta a obediência do animal e exige muito entrosamento entre animal e proprietário.

Conheça as vantagens mais importantes do Agility:

1-Melhora o condicionamento físico dos bichos: o esporte contribui para a saúde e longevidade do animal e reduz as chances de  sobrepeso e os problemas decorrentes dele.

2-Aumenta o bem-estar: a atividade física libera no pet hormônios relacionados ao prazer, que reduzem os níveis de estresse e ansiedade, muito comuns nos cães que ficam sozinhos por muito tempo.

3-Todos podem participar: o Agility pode ser praticado por animais de todos os portes e raças. Apenas problemas de saúde (como insuficiência cardíaca ou problemas de articulação, por exemplo) podem impedir um cão de se tornar atleta!

4-Melhora reflexos e rapidez: cães e humanos que praticam Agility começam a ficar mais ágeis e respondem mais rapidamente a estímulos. Isso significa que os cachorros “agiliteiros” correm menos risco de acidentes em casa, por exemplo!

5-Aumenta o círculo de socialização: se as amizades que o seu cachorrinho vai fazer durante as competições de Agility não são suficientes, lembre-se que o dono também passa a conhecer muita gente ao longo das competições. Os eventos de Agility são sempre animados e criam a atmosfera perfeita para fazer novos amigos!

A partir de um ano de vida, o cão já pode aprender o esporte! Se você ficou com vontade, procure começar a praticar já. As aulas de Agility fazem parte dos serviços do Clube de Cãompo!