Cuidado com a Leishmaniose!

O Clube de Cãompo conta um pouco mais sobre a Leishmaniose Visceral Canina

Muitas pessoas não sabem, mas a Leishmaniose é uma doença muito séria, que pode acometer cães e humanos. Por isso, é importante que os donos de cães saibam como prevenir. Por isso, o Clube de Cãompo traz algumas informações e dicas importantes.

O que é a Leishmaniose: uma doença infecciosa que pode acometer animais e humanos. A transmissão ocorre quando o pet ou a pessoa é picada pelo mosquito transmissor, chamado de flebótomo e popularmente conhecido como “birigui” ou “mosquito palha”.

Quais os sintomas: além do sangramento das narinas e descamação da pele, os cães podem ficar com nódulos na pele, febre, fraqueza e atrofia muscular, além de úlceras, falta de apetite, vômito, diarreia e aumento do tamanho das unhas. Nos seres humanos, os sintomas são parecidos, sendo que o mais diferente deles é o inchaço do abdômen.

Como prevenir a Leishmaniose: além de garantir um armazenamento adequado do lixo orgânico, que pode acumular os insetos, além de ser possível usar a coleira repelente nos cães e realizar dedetização frequente. No entanto, a melhor forma de evitar a infecção dos cães é por meio da vacina contra a doença. Converse com o veterinário sobre ela!