De olho na saúde do seu pet: sangue no xixi

O Clube de Cãompo explica o que fazer nestes casos

Apesar de aparentarem felicidade, disposição e muita vontade de brincar, às vezes os cães podem não estar com a saúde em dia. Desse modo, é muito importante observar de perto o comportamento deles, pois alguns sinais podem ficar ocultos, como a presença do sangue no xixi.

Conhecida também como hematúria, o sangue no xixi pode ser causado por diferentes problemas. Ele pode aparecer apenas como um simples machucado, mas também pode indicar algum sintoma de doença ou infecção grave que, sem o devido tratamento, pode levar o cão à óbito.

Em estados avançados, a hematúria pode ser vista a olho nu, pois a urina fica bem avermelhada e até apresenta alguns coágulos. Mesmo assim, em casos de dúvida, é possível realizar o exame de Urina Tipo 1, que detecta qualquer tipo de anormalidade no líquido.

Veja abaixo as possíveis causas:

– Infecções bacterianas do trato urinário (cistite)

– Câncer do trato urinário (carcinoma de bexiga) ou câncer genital (de vagina ou prostata)

– Infecção genital, vaginite (nas fêmeas) ou prostatite (nos machos).

– Cálculos (pedras) no trato urinário (cálculo renal ou na bexiga)

– Alterações congênitas do trato urinário

– Lesões renais ou câncer renal

– Parasitas raros do trato urinário (dioctiophyme renalle)

– Trauma pós atropelamento, queda ou briga

– Períodos de cio dos cães fêmeas

– Distúrbio de coagulação por intoxicação do veneno de rato ou doença do carrapato

– Hematúria benigna idiopática (“de causa desconhecida”) proveniente dos rins.

Outros sinais que o cão pode apresentar são: dificuldade ou dor na hora de fazer xixi, muito esforço e incapacidade de urinar, gotas de sangue presentes, jatos de urina fino e fraco, ou dor abdominal.

Agora que você já sabe quais as causas, a primeir