Dicas para o cachorro não cavar todo jardim

Seu cachorro se diverte fazendo buracos pelo jardim de sua casa? Algumas dicas podem resolver essa questão para você

É uma cena comum: muitos donos de cães, ao chegar em casa, encontram jardim, canteiros de plantas ou gramado destruídos pelo cachorro. Mas evitar essa situação também é simples e rápido. Uma sugestão, por exemplo, é criar um cantinho especial para ele, já que é do instinto animal cavar onde irá se deitar, para refrescar o local. Às vezes, até pequenas reformas paisagísticas funcionam muito bem.

Gaste o excesso de energia dele, levando-o para passear diariamente, fazendo exercícios ou brincadeiras, o que vai diminuir as chances dele cavar grandes buracos. Como gostam de passear e brincar, os cães ficam entediados se isolados no quintal. Faça atividades para tornar a vida dele e a sua mais alegres, mesmo que apenas escondendo petiscos no jardim para ele encontrar, por exemplo.

Enterrar ossos e alimentos para consumir mais tarde também é do instinto canino, e muitos também enterram objetos, como bolinhas e brinquedos. Nesses casos, não se deve evitar os objetos, mas deixá-los amarrados a uma corda pode ajudar. Para evitar que seu pet se enrosque na corda, é só pendurar o brinquedo sem que ele encoste no chão: método útil que também combate a possessividade canina.

Fêmeas prestes a parir ou com gravidez psicológica podem cavar ninhos para os filhotes. Tente evitar que isso ocorra preparando um cantinho perfeito para elas, ou tornando desagradável o ato de desenterrar e cavar. Para isso, uma dica é encher os buracos com as fezes do animal, fazendo com que ele desista de cavar no local. Colocar pedras ou cercas no lugar em que ele cava também ajudam, assim como a construção de uma caixa de areia no jardim para se ele divertir cavando.

Mas lembre-se:

Cavar é um comportamento normal e saudável, e para repreendê-lo, a melhor ocasião é quando começa a cavar em lugar proibido, e nunca quando ele já tiver finalizado o “trabalho”.