Erros mais comuns para o comportamento do seu cachorro

Cães pensam diferente de nós, e é importante saber como eles se comportam e como se comportar com eles

Quando criamos um cãozinho em casa, muitas vezes o tratamos como se ele fosse um ser humano. É gostoso conversar com os pets e sabemos o quanto eles são companheiros, mas também é importante saber o que não deve ser feito para evitar que eles aprendam coisas erradas. Confiras as principais dicas:

1-Não dê petiscos durante a refeição. Quem tem um cãozinho em casa sabe que ele vai ficar olhando curioso para a mesa do jantar com aqueles olhinhos de pidão. No entanto, se você der algum pedaço de comida a ele, isso apenas reforçará esta atitude, e ele vai passar a fazer isso sempre. Além disso, alguns alimentos, especialmente os gordurosos, podem ser maléficos aos pets. Portanto, não dê pedaços de comida e ele vai compreender que não precisa ficar de olho na mesa!

2-Não permita que ele suba no sofá. Infelizmente, os cães não conseguem distinguir horário para subir no sofá de casa, e muito mesmo o clima. Portanto, deixa-lo subir no sofá “só quando está frio” ou “apenas hoje” não é uma boa ideia. Se a sua decisão é de que ele não pode ficar neste móvel da casa, nunca abra exceções.

3-Não reforce o comportamento negativo! Muitas pessoas gritam quando o cão começa a latir demais, gritam quando ele faz xixi em lugar errado, correm em direção ao cão quando ele come as plantas, e faz carinho quando ele tem medo dos rojões e fogos de artifício. Isso tudo vai ser interpretado pelo cão como um reforço positivo para que ele continue agindo assim. O ideal é apenas afastá-lo da atividade sem alarde, e reforçar com carinho e algum petisco quando ele fizer algo positivo.

4-Permita que ele se divirta! Deixar o cão preso por muito tempo, longe dos brinquedos e de outras pessoas, pode ser ruim para o comportamento dele, por gerar ansiedade e estresse. É importante que ele fique em um local agradável e repleto de distrações, como ossinhos de roer, por exemplo.

Saiba mais sobre o comportamento do seu pet: Cachorro não é gente ; 5 Erros que você (provavel