Evitando briga na rua na hora do passeio

Você não leva seu cão para passear por causa dos outros cachorros que ficam soltos na rua?
Conheça algumas dicas para não ter que ficar sem passear com seu caõzinho

Passear é sempre importante, mas também pode ser um pesadelo, com brigas e puxões do seu cão. Assim, para evitar que ele brigue com outros animais e para escapar de um cachorro solto, existem cuidados necessários.

Confira sete dicas de prevenção:

– Comece pela regra básica, e não saia de casa sem um saquinho para higiene, com as vacinas em dia e uma boa alimentação.

– Leve o cachorro sempre preso na guia, para facilitar o controle em situações inesperadas, e fique alerta no que acontece ao redor.

– Geralmente, o animal de estimação copia o dono, por isso, o modo como você reage influencia no seu comportamento.

– Na presença de outro animal, disfarce a ansiedade sem puxar a guia, pois ele pode associar isso a um sinal de perigo.

– Associe essa presença com uma recompensa divertida, ou ignore e continue andando, mas nunca dê o prêmio se ele demonstrar agressividade.

– Quando ele late para quem passa, impeça o comportamento trabalhando a socialização. Seja líder, e mostre que você é quem impõe as regras.

– Se aparecer na rua um cão de atitude amistosa, lembre-se que não se deve ameaçar um cão desconhecido, para não desencadear uma agressão.

Por fim, é preciso entender que o passeio é o momento para o dono interagir com o animal. O cão vai poder brincar, conhecer diferentes cenários, cheiros e novidades. Mesmo diante os riscos que estamos sujeitos na rua, precisamos entender que é nessa hora que, além de fazer as necessidades, ele se exercita, fareja, gasta as unhas no asfalto e se diverte bastante. Existem até mesmo leis que regulamentam e estabelecem regras de condução dos cães em vias e locais de acesso público.

Bom passeio e boa diversão!