EVITE BRIGAS EM CASA. SEJA O LÍDER

Os cães nasceram para viver em meio a uma boa organização social, e por isso gostam de viver em família. Assim, o cachorro de uma família precisa entender que já existe um líder: o dono.

Entender e respeitar a organização canina é uma forma de estabelecer a boa relação resultante do bem-estar. Saiba que agressões atrapalham e alteram o padrão de comportamento canino. Por isso, outra dica para estabelecer a liderança é andar na frente dele durante os passeios, especialmente ao passar por portas e portões, e sempre conduzindo o cão.

Cães também aprendem por imitação, e quando se impõe respeito usando violência, podem imitar a mesma técnica para obter atenção. Quando alguém grita ou bate no cão, e só consegue a posição com ameaças e agressões, pode deixar sequelas que dificultam o convívio. Prefira ganhar respeito usando bons exemplos, como disputar por objetos nas brincadeiras de cabo de guerra.

Quanto mais respeito e carinho ele sentir, mais fácil e prazeroso será o convívio com o cão.

Importante: não atenda imediatamente as vontades dele quando ele late, isso faz ele pensar que ele é o líder.

Elogie sempre o bom comportamento do pet, pois isso mostrá quem é o líder. Ser líder não é difícil, mas para ser um ótimo líder é preciso treinamento, conhecimento e atenção.