Meu cão precisa de amiguinhos

Sabia que o cachorro socializado é menos ansioso, menos agressivo e mais educado?

Você sabia que o contato e a convivência do seu cão com outros ajuda a refinar o comportamento dele? É nas brincadeiras entre eles que haverá o gasto ideal de energia, e o cão bem socializado fica menos ansioso, menos agressivo e mais educado. Tornar o cachorro sociável vai acostumá-lo com os estímulos a que estamos submetidos em uma vida em sociedade.

Para o filhote que sai de casa pela primeira vez, tudo é novo e assustador. Mas do jeito certo, quanto mais rápido ele aprender o que é perigoso, maiores serão as chances dele. Com paciência para entender os medos dele e trabalhar para que não se desenvolvam, não basta acostumar o cãozinho aos estímulos, é preciso que ele os aprecie para ter qualidade de vida.

Oferecer recompensa para o cão na presença de pessoas diferentes, por exemplo, funciona muito melhor quando pedimos para essas pessoas oferecerem o petisco. Como cada cão é único e pode apresentar reações diversas aos diferentes estímulos, procure nunca gritar, brigar ou ameaçar – ao invés disso, oriente.

A socialização é o melhor investimento que, além de ser divertido, evita problemas futuros, deixa o animal equilibrado e seguro. Mas esse trabalho pede cuidados para evitar acidentes, e é ideal que haja um amplo espaço para garantir que não disputem território. O Clube de Cãompo tem equipe treinada e um grupo de cães altamente sociáveis que são professores na escola de socialização.