Por que os cães precisam escovar os dentes

Saiba porque é tão importante cuidar da saúde bucal do seu melhor amigo

Assim como é necessário ter uma série de cuidados com os cães, como alimentação, atividades físicas e higiene, eles também precisam dos olhos atentos dos tutores quando se trata da saúde bucal. O Clube de Cãompo explica porque é fundamental manter os dentes do seu pet sempre limpos.

O acúmulo de alimentos entre os dentes pode provocar a formação de placa bacteriana, mau hálito, salivação excessiva e até a perda dos mesmos. O tártaro, que também pode aparecer com a falta de higiene na região bucal, é uma doença na qual as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que causam gengivite. Sem a escovação, essa placa se acumula e as bactérias começam a afetar os tecidos, que viram fonte de contaminação para o organismo, podendo atingir órgãos vitais como coração, fígado e rins.

Por indicação veterinária, é aconselhável fazer a higienização dos pets todos os dias, mas muitas vezes os cachorros passam por longos períodos sem sequer uma rápida escovada nos dentes. O ideal é marcar um dia da semana e criar uma rotina com o pet, para que ele se acostume com a atividade.

O que pode acontecer é que ele não se sinta à vontade com o creme dental utilizado ou que se recuse a deixar o tutor fazer a limpeza. A saída é procurar, com o auxílio de um médico veterinário, o melhor produto a ser usado, pois no mercado existem com vários sabores diferentes justamente para agradar os pets. Outro exemplo é levar o cão em um pet shop de confiança e pedir para que realizem o procedimento, já que existem profissionais treinados para estas situações.

Em casos mais graves, os cães podem se mostrar agressivos e a única maneira é aplicar um sedativo ou realizar a limpeza com o auxílio de uma anestesia inalatória.