Porque o seu cão deve praticar agility

Apesar de trabalhar com isso e parecer uma pessoa suspeita, acredito realmente que o agility seja um esporte muito benéfico para os cães. Mas o que afinal é esta atividade?

Basicamente, é uma corrida com obstáculos em que o tutor conduz o cão através de comandos. Ganha a dupla, no caso, do dono e animal de estimação, que fizer o percurso em menos tempo sem cometer faltas, como derrubar ou entrar pelo lado errado de obstáculos ou não pisar nas zonas de contato específicas.

Indico o esporte para todos os tipos de cães e raças diferentes, pois ele traz uma série de benefícios, que envolvem desde um melhor comportamento até a confiança entre tutor e animal. O que se deve ter em mente, antes de praticar o agility, é que o cão necessita passar por um adestramento básico para que reconheça com mais facilidade os comandos do dono.

A prática do agility melhora o condicionamento físico de ambos, além de proporcionar o bem-estar, já que fazer exercícios físicos melhora o condicionamento cardiorrespiratório, libera endorfinas, contribui para a longevidade, reduzindo as chances de sobrepeso e os problemas decorrentes dele. Além disso, é uma ótima maneira de introduzir a socialização aos cães. Assim eles podem ter contato com outros animais e pessoas, o que é essencial para refinar o comportamento do cão.

Apenas lembro que qualquer atividade física deve ser do conhecimento do médico, principalmente quando falamos de cães, que não sabem falar se têm dores articulares ou problemas cardíacos. Mas a dica também vale para os tutores!

Após a consulta, tutor e cão podem desfrutar de todos os benefícios que o esporte traz. Como o Itu.com.br já noticiou, em breve o Clube de Cãompo irá sediar a Copa Américas e Caribe de Agility, e todos os interessados podem ir conhecer o esporte com a presença dos melhores atletas do mundo. Não esqueça que a entrada dos cães estará liberada para o evento. Aguardo você lá!

Texto produzido por Aldo Macellaro Jr. e publicado no Itu.com.br.