Adestramento é coisa séria

07/08/2015

Muitas pessoas acreditam que adestrar um cão é uma tarefa rápida e simples. Na verdade, ensiná-lo a se comportar corretamente exige tempo, dedicação e muita paciência. Outra crença que é muito comum entre tutores de pets é que não vale a pena treinar cachorros de idade avançada: isso é um mito! Neste texto explico porque este tema é tão importante de ser abordado!

Primeiramente, deve-se escolher um profissional capacitado para adestrar seu cão. Pessoas experientes nesta área já conhecem todas as particularidades e necessidades de cada pet. Por exemplo: cachorros agitados e ansiosos precisam de um tratamento diferente de cães sedentários ou que sofrem de sobrepeso. Por isso, é necessário conhecer a procedência do adestrador, pois um treinamento despreparado pode acarretar em problemas para os mascotes e para os tutores.

Em segundo lugar, é necessário ter em mente que o trabalho não é apenas do adestrador: o tutor também deve aprender a comandar o animal de estimação. Com isso, o cão associará os ensinamentos e obedecerá o que lhe for imposto. Mas é importante lembrar que isso não acontecerá de um dia para o outro nem após uma semana: o trabalho de adestramento pode levar alguns meses para trazer um resultado positivo e duradouro.

Com a devida atenção e treinamento contínuo, cães e tutores podem desfrutar de um convívio muito mais saudável e prazeroso, além de terem mais proximidade e confiança um no outro.

Fonte: http://www.itu.com.br

Voltar