Benefícios do adestramento

06/02/2015

Entenda porque ensinar seu pet desde cedo é importante para uma convivência saudável

Latir muito, fazer necessidades no lugar errado, pular em pessoas, reagir agressivamente: são alguns dos comportamentos que podem ser corrigidos com o adestramento. Por isso, é cada vez mais comum ver tutores procurando em sites sobre todas as vantagens de se ter um cão adestrado, mas isso não é tão simples quanto parece. É necessário ter paciência e principalmente persistência, pois ensinar comandos a um bicho de estimação pede disposição e tempo, o que leva a ótimos resultados.

O ideal é começar as aulas quando o pet ainda é filhote com um profissional capacitado e experiente no adestramento de cães. Assim, o bicho de estimação irá se acostumar naturalmente com os gestos e as falas que lhe forem ditadas.

Para que o cão entenda o que é certo ou errado, é necessário estabelecer uma rotina consistente, além de treinar comandos que tenham como retribuição um reforço positivo como um petisco ou carinho. O profissional de adestramento irá priorizar instruções como “não”, “aqui” e “muito bem”, que são realmente úteis em casos de visita de conhecidos, passeios, viagens, entre outros.

No caso da socialização, é importante que o cão tenha contato com outros animais e pessoas que não sejam de sua convivência direta, fazendo com que ele aprenda a se comportar de maneira natural perto deles. Outro fator essencial é que o tutor participe de todas as aulas que o cão tiver sobre adestramento, assim ele terá confiança e total controle sobre a situação.

Apenas ressalto de maneira explícita que o uso de violência e maus tratos a animais não resultam em benefícios para eles, muito pelo contrário. Certas sequelas podem e trazem comportamentos negativos aos cães, como depressão e agressividade.

O adestramento é uma poderosa forma de criar uma socialização saudável tanto para humanos quanto para animais, por isso é fundamental o uso de parcimônia e certificar-se de buscar profissionais especializados que tragam apenas resultados positivos.

Texto escrito por Aldo Macellaro Jr. no Itu.com.br

Voltar