Cuidados importantes para cães de focinho achatado

Braqui… o quê? Se seu cãozinho é braquicéfalo, atenção: ele está precisando de você!

Muito além de uma característica para “cachorrinho fofinho”, cães que possuem o focinho achatado (braquicéfalos), como o Buldogue Inglês, Pequinês, Shih Tzu, Pug, entre outros, tendem a desenvolver alguns problemas de saúde e desconfortos que requerem atenção.

Estes cães são suscetíveis a problemas de respiração porque a estrutura do trato respiratório é achatada. São propensos a disfunções que ocorrem devido ao pouco espaço de passagem do ar que é respirado, como a facilidade de superaquecer o corpo em função de dificuldades nas trocas gasosas. Além disso, podem ocorrer outros problemas, como colapso de laringe, nome dado a diversas complicações nesta região do animal; cáries devido aos dentes extremamente unidos e maior vulnerabilidade a anestesias intravenosas.

Se o seu pet é braquicéfalo, alguns cuidados são importantes para garantir uma vida saudável ao cãozinho:

– Estar sempre atento a mudanças na saúde, como irritações e sons nasais;

– Não permitir que ele fique acima do peso;

– Refrescá-lo em dias quentes;

– Evitar coleira de pescoço, sendo mais recomendado usar coleiras de peitorais em forma de Y;

– Optar pela anestesia respiratória quando necessário (converse com o veterinário sobre isso);

– Evitar que ele inale qualquer tipo de fumaça.

Com estes cuidados, seu melhor amigo poderá ser ainda mais feliz!