Ganhei um cachorro, e agora?

Saiba quais cuidados tomar quando receber o novo integrante da família

Muitas pessoas escolhem como presente deste período um bichinho de estimação, para deixar o dia a dia mais alegre e unir a família. Mas o que fazer quando ganhar um pet? Confira as dicas que o Clube de Cãompo preparou para os tutores de primeira viagem.
Eles podem ser filhotes, adultos, de raça ou SRD, mas todos precisam de cuidados e atenção. Quando um animal chega em uma casa, é necessário verificar se ele já está com todas as vacinas em dia. Para isso, é fundamental que ele passe por um exame com um médico veterinário para saber também qual a melhor ração e qual a quantidade certa para comer.
Depois disso, deve-se providenciar uma casinha ou caminha para que ele durma confortavelmente, além de destinar um lugar próprio para que ele faça as necessidades fisiológicas. Se você não educá-lo logo na chegada é ele quem vai escolher o espaço para essa finalidade, ou pior, vai acabara fazendo sujeira em toda a casa.
É muito importante também lembrar que ter um animal de estimação exige tempo e dedicação, e por isso é necessário avaliar se o futuro tutor terá a responsabilidade de cuidar do pet, pois ele precisará passear pelo menos duas vezes ao dia, principalmente para gastar energia e conhecer outros lugares.
Nas primeiras semanas, é necessário também observar o comportamento do animal: ele pode estranhar o local, ficar triste ou agressivo, além de desenvolver a mania de morder móveis ou objetos. Para isso, o Clube de Cãompo recomenda aulas de socialização e adestramento, para ter um convívio saudável e feliz com o pet.
Com todas estas informações, fica mais fácil saber o que fazer agora, não é mesmo? Boa sorte com o pet. Em poucos dias ele se tornará o melhor amigo que você nunca teve!