Os erros mais comuns cometidos pelos donos de cães

31/01/2018

Aprenda a não errar na educação de seu cachorro!

Muitos profissionais que trabalham com cães - veterinários, treinadores, esteticistas animais, passeadores, entre outros - já estiveram frente a frente com casos nos quais o dono parece não saber educar o cão. 

 

Muito comuns, os erros podem acontecer desde o primeiro contato com o animal, passando pelo dia a dia e em diversas ocasiões. Por isso, o Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães listou alguns dos erros mais comuns.

Confira os erros na educação de um cachorro:

- Adotar uma raça porque é bonitinha e não se informar antes se ela é adequada ao estilo de vida da família;

- Adquirir um cachorrinho para as crianças achando que elas farão todo o "trabalho sujo" com o animal: são os adultos que devem se responsabilizar por dar comida, recolher as fezes, entre outros;

- Ir até o espaço do cão a todo momento quando estiver latindo ou chorando;

- Usar de violência para educá-lo;

- Esperar que aprenda tudo sozinho mesmo com o dono trabalhando o dia todo fora;

 - Esfregar sua cara no xixi, e em seguida mostrar o jornal como lugar certo;

- Não ter paciência com os pequenos acidentes que vão acontecer;

- Achar que ele sabe que está errado porque faz cara de vítima quando o dono chega de fora.

 

Saiba diferenciar conceitos humanos na vida do animal. Para o cão existem necessidades naturais, instintos e algumas regras impostas do que é, ou não, permitido. Assim, um cachorro pode aprender por meio da experiência, da repetição, com carinho, clareza e paciência.

O cão sem cuidados pode apresentar vermes, carrapatos, pulgas ou piolhos, por isso é importante verificar o cachorro em casa e atentar-se a qualquer sinal ou mudança de comportamento. Ele deve ser vacinado para prevenir doenças como a raiva, e reduzir o risco de infecção a outros animais. Por isso também é recomendado verificar a saúde dele fazendo consultas rotineiras ao veterinário, que possui informações ideais sobre dieta, tratamento adequado contra parasitas, vacinação e outros temas sobre a saúde canina.

Mesmo com esses cuidados, praticar exercícios físicos diariamente é essencial para o cachorro ter mais energia, mas ao mesmo tempo ele não deve ser sujeito a esforços em excesso. Além da boa condição física, exercícios bem feitos proporcionam socialização e br

Voltar