Ciência explica o poder de previsão do tempo dos cães

Eles podem não saber se vai chover amanhã, mas seus sentidos antecipam muitas coisas que os humanos não conseguem

Você já deve ter ouvido falar dos animais que fugiram de um tsunami muito antes dos humanos, ou de como os cães podem ficar agitados antes de um terremoto ou uma tempestade. Isso acontece porque seu pet tem poderes um pouco maiores que os humanos e conseguem fazer a “previsão do tempo”.

Mas acalme-se! Isso não significa que eles vão mostrar no mapa do programa jornalístico onde vai chover durante a semana. Na verdade, a ciência explica isso com base em alguns fatos interessantes:

1-    Eles ouvem antes de nós: o poder de audição do seu cachorrinho permite que ele detecte os trovões (ou tremores de terra) antes de chegarem aos seus ouvidos. Por isso eles ficam sabendo antes da chegada da chuva!

2-    Eles sentem cheiro que não sentimos: se nossa audição é menos poderosa que a dos pets, o olfato é ainda menor. E o focinho do seu pet é capaz de identificar tanto a mudança de pressão na atmosfera quanto o odor metálico que fica após os raios ionizarem o ar!

3-    O instinto de sobrevivência também é maior nos cães: por isso eles procuram por abrigo ao menor sinal de perigo. Diferente de nós, que vamos nos preocupar com a roupa no varal e outras questões menos importantes.

Por fim, vale destacar o que ainda não é comprovado pela ciência: a capacidade dos animais de se conectarem com mudanças no ambiente. De fato, eles conseguem perceber a chegada de intempéries e há indícios de que eles possuem algum “sexto sentido”, mas não há pesquisas que expliquem isso.