Cientistas comprovam onde os cães foram domesticados

Pesquisadores descobrem que o processo de domesticação aconteceu em dois lugares ao mesmo tempo

Sempre houve uma grande dissonância entre os cientistas quanto à definição de quando – e onde – o ser humano domesticou os cães. Há muito tempo, os cientistas já sabem que o ser humano surgiu na África, por exemplo, mas ainda não conseguiu total definição sobre onde os cães surgiram. Agora, uma pesquisa da Universidade de Oxford provou que os cães foram domesticados 15mil anos atrás na Europa e 12,5 mil anos atrás na Ásia. As pesquisas feitas com DNA mostram que havia uma grande diferença genética entre os primeiros cães europeus (Golden Retriever e Cachorro da Tumba Irlandesa) e os primeiros asiáticos – Husky Siberiano e Mastim Tibetano.

Ao que tudo indica, os cães de origem asiática e os de origem europeia foram misturando seus DNAs ao longo dos séculos, mas ainda não há qualquer resposta definitiva sobre onde realmente os cachorros nasceram.

O que se sabe hoje é que o cão foi o único animal domesticado antes de o ser humano começar a cultivar plantas e criar os primeiros assentamentos agrícolas.