Conheça todas as regras do Agility

Embora muita gente não conheça o Agility, existem algumas pessoas que ainda acham que é um esporte sem muitas regras. No entanto, saiba que o esporte é normatizado pela CBA – Comissão Brasileira de Agility, que por si é vinculada à Confederação Brasileira de Cinofilia.

Se você não conhece as regras do Agility, fique tranquilo: o Clube de Cãompo explica para você.

1-Dividido em categorias: o Agility é dividido conforme graus de dificuldade, mais ou menos como as artes marciais possuem faixas em cores diferentes. Os quatro graus são os seguintes: Iniciante, Grau 1, Grau 2 e Grau 3. Os graus de dificuldades ainda permitem subdivisões: mini (cães pequenos), midi (cães médios) e standard (cães grandes).

2-Não pode tocar o cão: ao longo do trajeto, o dono não pode encostar no animal. O uso de guias é proibido, pois é necessário que ambos estejam em sintonia e o pet deve obedecer seu dono. Também não pode dar petiscos para o cachorro ao longo do trajeto – o cão deve estar devidamente treinado.

3-Números: o espaço onde os cães competem deve ter uma área de, no mínimo, 20x40metros, com percursos que devem variar de 100 a 200 metros. Os cães devem ultrapassar de 12 a 20 obstáculos, de acordo com o grau de dificuldade – e entre os obstáculos devem existir pelo menos sete saltos.

4-O percurso: quem define o trajeto a ser realizado é o juiz do campeonato, e após a decisão, somente os condutores devem testar o caminho em um processo que se chama “reconhecimento de campo”. Os cães não podem entrar na pista antes da hora da competição.

5-Todos os obstáculos: os cães podem praticar o salto nas barras ou nos muros, e podem ter que passar por rampas, passarelas, gangorras e Rampa A (uma rampa íngreme que forma a letra do alfabeto). Além destes, há o Slalom, Túnel Aberto, Túnel Fechado, Pneu e Salto em Distância. Existem medidas mínimas e máximas para as alturas das rampas, tamanhos dos pneus e comprimento dos túneis. O Slalom, por exemplo, consiste em uma série de 8 a 10 estacas com pelo menos 1m de altura, a uma distância de 50 a 65cm umas das outras.

Criado na Inglaterra em 1978 para entreter o público nos intervalos dos campeonatos de obediência e concursos de raças, o Agility ganha cada vez mais adeptos profissionais e amadores que procuram a modalidade como uma forma de adestrar, educar e aprimorar o relacionamento com seus cães.