Cuidado com a hipertermia

O Clube de Cãompo faz um alerta que salva a vida de animais estimação no verão: cuidado com a Hipertermia – quando a temperatura corporal fica acima de 39,5ºC e não conseguem se resfriar

Os cães não transpiram pela pele, mas por outras pequenas áreas como o focinho e almofadinhas das patas. E por isso que, quando eles ficam com a língua de fora, estão com calor, e não necessariamente com sede. No entanto, em dias de calor excessivo, é importante ficar atento para evitar o sofrimento de muitos cães. A “hipertermia”, ou seja, a temperatura muito quente do corpo dos pets, pode até mesmo levar os cães ao óbito. Por isso, repare em alguns sinais como a respiração ofegante, excesso de saliva grossa e língua com coloração azulada. Em casos de muito calor, estes sintomas podem vir acompanhados de vômito, diarreia, abatimento e desmaio.

Confira algumas dicas importantes para amenizar o calor do seu amigão:

Tome cuidado em casa como o controle do ambiente onde ele fica a maior parte do tempo: garanta sombra durante todo o dia e troque as tigelas de água para manter o conteúdo fresco – vale colocar pedras de gelo, que ele vai adorar! Em dias muito ensolarados, prefira atividades na grama para não queimar as patas com o chão quente, e a tosa não pode ser muito baixa a ponto de deixar a pele aparecer.

Outra dica simples e fácil para resfriar o local de dormir, por exemplo, é congelar um garrafa pet com água, enrolar em uma tolha e colocar na cama do peludo. Você pode também oferecer mais superfícies geladinhas para esfriarem a barriga. E atenção: nunca deixe casinhas sob o sol, nem mesmo quando chegar o inverno.

Uma outra maneira infalível para refrescar o cachorro é nadar na piscina, de preferência com colegas de outras raças em um ambiente adequado e seguro. No Clube de Cãompo Hotel Fazenda Para Cães tem natação com coletes salva-vidas e plataformas que ajudam a sair da piscina, além de pessoal treinado para essa atividade que, além de lúdica, é alternativa de exercício com gasto energético que promove bem estar e relaxamento.