De patas feitas

Nem todo mundo sabe que as unhas dos cães são sensíveis e precisam de cuidados especiais

Muitos tutores de cães se arriscam querendo cortar as unhas de seus pets, mas nem todos eles sabem do perigo que é manipular um alicate sem conhecimento. Se você mesmo faz a higiene do seu mascote, preste atenção nas dicas do Clube de Cãompo!

Se você já viu seu cachorro raspando as patinhas, não se assuste: ele está “lixando” as unhas. Em passeios ou atividades do dia a dia esse processo já é feito normalmente. Mesmo assim, dependendo das condições de piso do local e até a raça do cão, é necessário fazer o corte periódico das unhas do pet.

Para cortar, é necessário ter conhecimento do canal ungueal, ou “sabugo” como também é conhecido, que fica dentro das unhas. Ele é uma manchinha triangular rosa dentro das unhas, e não deve ser cortada, pois causa hemorragia e dores no animal. Se feito corretamente, o cão não terá problemas e até andará melhor, pela firmeza que o corte fornecerá.

Bom, agora que você já sabe mais sobre as unhas do seu melhor amigo, não esqueça de checar se elas estão em dia!