Não deixe seu cão ter gastrite

Clube de Cãompo alerta: Cães podem desenvolver esta disfunção em caso de ingestão de alimentos humanos

Todos nós sabemos que muitas vezes é difícil negar quitutes humanos aos cães. Os olhos de pedido parecem ser irresistíveis, mas infelizmente é necessário ignorá-los. O motivo principal é a gastrite, que pode se tornar um problema de saúde caso haja excesso do dono. Em períodos de jogos de futebol e festas junina, a oferta de petiscos e comidas pela casa podem aumentar significativamente.

Entre os alimentos que mais podem causar gastrite nos animais estão salames, pizzas, comidas salgadas ou petiscos muito quentes. O estresse nos cães pode aumentar ainda mais a possibilidade desta disfunção. Animais que ficam muito sozinhos, e sofrem de ansiedade de separação ou que têm medo de fogos, rojões e barulhos estridentes, também estão propensos a desenvolver o problema.

Para evitar a gastrite, é importante oferecer apenas ração e comida adequada aos cães, como frutas e talos de cenoura, por exemplo – desde que nunca em exagero.

Um indício de que o pet está com problemas estomacais é a ingestão de grama, já que este hábito pode ser uma forma instintiva de proteger o estômago. Verifique se o hábito é comum na rotina do pet. Na dúvida, agende uma visita ao veterinário!