Por que cães uivam para sirenes de ambulância

Passa uma ambulância, um carro de polícia ou um caminhão de bombeiros na frente de casa e o seu cão começa a uivar?

Pois é! Isso é bastante comum, e tem uma explicação muito interessante. Mas, para responder isso, precisamos entender o que significa o uivo dos cães.

1ª explicação: sirene parece uivo!

Aos nossos ouvidos, as sirenes são irritantes. Mas os cães ouvem algumas frequências de som que não somos capazes de escutar, e por isso no fim das contas as sirenes acabam parecendo com o uivo de outros cães (ou lobos).

2ª explicação: o uivo é uma forma de comunicação

Existem diferentes funções do uivo para as alcateias de lobos e cães selvagens: anunciar a localização a um amigo, dizendo “hey, eu estou aqui”; afastar um possível inimigo, dizendo “saia daqui que essa área não é sua”; ou algo como um chamado de emergência ou reunião, como uma corneta anunciado a reunião da assembleia. É por isso que, quando eles ouvem as sirenes, saem desesperados para a janela, como se dissessem: “preciso avisar que este espaço é meu, mas posso ajudar esses desesperados a encontrarem o caminho de casa”.

3ª explicação: sons que incomodam os fazem fugir

Muita gente acha que as sirenes incomodam os cães, mas na verdade é bem provável que não seja esse o problema. Quando um som é ruim para os ouvidos dos pets – como os rojões e fogos de artifício – eles tendem a fugir e se esconder. Uivar geralmente simboliza que eles estão felizes – ou pelo menos satisfeitos em cumprirem suas funções determinadas pela genética canina!