Como diminuir a ansiedade do seu pet

O Clube de Cãompo explica o que fazer para ajudar seu melhor amigo nestes momentos

Seu cachorro é hiperativo? Parece estar sempre querendo chamar a atenção? Destrói qualquer objeto possível quando está sozinho e faz uma enorme bagunça sempre que você ou uma visita chega? Estes comportamentos podem demonstrar que o seu cão está sofrendo de ansiedade.

A ansiedade, que é um distúrbio comportamental, aparece em filhotes e em cães de raças pequenas, mas não é incomum que pets maiores também sofram disso. Também está relacionada com uma rotina sem atividades e solitária. Existem animais que passam grandes períodos sem companhia e por isso querem sempre aproveitar os raros momentos que têm com seus tutores.

Para tratar desse mal, evite deixar seu melhor amigo sozinho por muito tempo. Ainda assim, se não houver alternativa, providencie brinquedos específicos para cães, de modo que ele se distraia enquanto você está fora. Dessa forma, seu pet gasta um pouco de energia e controla melhor sua hiperatividade. Nada pior para um cachorro do que a falta de distração!

Outra dica importante é estimular atividades para que os cães tenham  um comportamento mais calmo. Comunicar-se com eles aos gritos, por exemplo, dá a entender que é dessa forma que eles devem agir para serem notados e, assim, irão latir cada vez mais para ter a atenção que necessitam. Sempre que for se dirigir a ele, abaixe o tom de voz, pois isso o deixará mais calmo.

Após conferir essas dicas, coloque em prática o que aprendeu e veja que seu cão pode se tornar um pet muito mais calmo!